top of page

Tulsi

Purificação mental e lucidez

Fortalece o sistema imunitário e previne o envelhecimento.

 

O floral de Tulsi traz-nos a alegria, a pureza e bem-estar; acorda-nos para o carinho, a generosidade e a delicadeza, aportando simultaneamente poder, feminilidade e graciosidade para resistir às adversidades. A Tulsi, ou Manjericão sagrado, também conhecida como “a rainha das ervas” (Ocimum sanctum), simboliza a pureza, é muito apreciada entre os indianos devido a seu efeito calmante e capacidade de promover o bem-estar. É utilizada na medicina Ayurvedica há milhares de anos.

Libera pensamentos negativos e aporta lucidez mental. Através da Alma, a sua “porta” de comunicação, conecta-nos com o nível mais elevado do Espírito e permite-nos entender a encarnação e níveis mais elevados da viagem da Alma.
A essência de Tulsi, “the Sacred Incomparable one”, tem a virtude de “traduzir” as experiências da manifestação  a níveis mais elevados de nós mesmos, de modo a permitir que a Alma que busca entender a encarnação cumpra a sua missão de reconhecimento e evolução

 

 

A Tulsi “aterra-nos” na nossa realidade manifestada, considera-se ter o poder de unir o Céu e a Terra, alimentar o fogo interior da Vida em cada Ser..

O Basílico ou Manjericão Sagrado promove a união entre o corpo e o espirito: chamada “a planta da Alma”, a ponte, aquela que entende ambas as linguagens.

É um adaptógeno (Adaptogenos são substancias naturais que se encontram somente em algumas plantas mais raras, que tem a qualidade de proporcionar nutrientes especiais, que ajudam o corpo a alcançar um óptimo rendimento mental e ajudando o corpo e a mente a lidar com stress físico, emocional e químico). Fortalece o sistema imunitário e previne o envelhecimento, combate as infecções de vírus, bactérias, fungos e substâncias alérgicas e as infecções e doenças do sistema respiratório. Promove o equilíbrio e a saúde do cérebro, rins e coração, ajuda a boa circulação, reduz o colesterol e a acidez e equilibra o açúcar no sangue. As folhas de Tulsi aparentam menta, cidreira ou até urtiga, de cheiro e gosto intenso com pilosidades visíveis e delicadas; Rica em minerais, ferro, cálcio, vitamina K e A, contém magnésio, manganês e potássio.

Uso corrente: Beber chá de Tulsi para prevenção de constipações e gripes e em casos de febre. Na Índia também é conhecida por aliviar nas mulheres problemas associados com a menstruação e gravidez. O seu óleo também é usado para mordidas de insectos e infecções bacterianas na pele. A rama tulsi é um eficaz remédio para síndrome respiratória aguda. O sumo de suas folhas alivia constipação, febre, bronquite e tosses. A tulsi também é usada em gotas paras os ouvidos e ajuda no tratamento da malária. Ela é muito eficaz para indigestão, dor de cabeça, histeria, insónia e cólera. Usos culinários.

Histórico:

A tulsi deve seu nome a Tulsi Devi que foi uma das eternas consortes do senhor Krishna. Na Índia, as pessoas cultivam a tulsi para propósitos religiosos e é venerada e consagrada nas entradas dos templos. As suas folhas são usadas nos templos para adoração e em ocasiões especiais tais como casamentos. Mesmo hoje, as pessoas na Índia possuem tulsi em vasos. Os ramos, as folhas, as sementes e até o solo onde a tulsi se encontra é considerado sagrado. De acordo com os textos antigos, a tulsi é glorificada por aproximar as pessoas do divino.

Ocimum sanctum (Tulsi) é uma planta sagrada e medicinal, nativa da Índia subcontinental. Esta planta pertence à família das labiadas. Também a chamam de Majari ou Krishna tulsi em sânscrito. Na tradição religiosa Hindu, a tulsi é uma símbolo importante e é venerada  por muitos Hindus todos os dias, pela manhã e à noite.

É um arbusto aromático e também a pedra fundamental do Ayurveda (medicina tradicional herbalista indiana). Cada parte da planta possui propriedades medicinais e assim todas as partes da planta podem ser usadas como remédio herbal para tratar uma variedade de condições.

bottom of page