top of page

Figueira

Nutrição emocional e energética

Nutre energeticamente todas as células, trabalha os chacras e em especial o cardíaco “desligando” emoções primitivas e negativas como a baixa autoestima, falta de amor-próprio, desvalorização pessoal, culpabilizações etc. com um grande poder de nutrição e cura emocional.

omo essência vibracional, a Figueira cria um escudo protetor que envolve o campo áurico  e aporta doçura e acalma a nossa essência profunda em tempos de stress emocional. 

Induz o enraizamento, “grounding”, ligação à mãe terra. Alinha e ancora-nos numa axial de integridade divina, aportando equilíbrio, intuição, amor, carinho, proteção, clareza mental e discernimento, criatividade e fertilidade.

A essência da figueira tem a capacidade de ajudar a conexão com memórias esquecidas e armazenadas na mente subconsciente. É particularmente boa no processo de ajudar a largar medos ocultos ou bloqueios da mente subconsciente, trazendo-os á consciência, para que possam ser entendidos e superados. Também trabalha na abertura da compreensão e do entendimento, da confiança e da capacidade telepática. Pode ser usada para aprimorar técnicas de bio feedback ou de visualização criativa.

O Figo, seu fruto, utilizado pelo homem desde a idade da pedra, com a sua bela forma de lágrima, leva-me a acreditar na capacidade de cura emocional desta essência para ajudar a liberar emoções reprimidas e acalmando as dores da alma através da auto nutrição de ternura, de colo, de conforto.

Aberto ao meio, o seu fruto apresenta a forma de um coração e no seu interior vilosidades que se assemelham ao interior do intestino (centro das emoções) como também ao interior dos testículos aportando para a fertilidade mais uma vez e desintoxicação emocional.

Da família das Moraceae, a figueira tem vários nomes poulares: Figueira, Figo, Figueira-comum, Figueira-da-europa, Figueira-de-baco, Figueira-de-Portugal, Figueira-do-reino.

Adequada a climas mediterrânicos, subtropicais, temperados e tropicais, tem a sua origem no Oriente Médio. É uma árvore que gosta de sol pleno. De porte pequeno a médio, as figueiras crescem de 6 a 10 metros de altura, mas geralmente não ultrapassam os 8 metros. A planta é bem ramificada, com ramos frágeis e seiva leitosa, de folhas verdes, caducas e de flores invisíveis, pois encontram-se dentro do figo, que é uma infrutescência e não uma fruta.

Sicónio é o nome do pseudofruto ao qual pertencem os figos. O pequeno orifício visto na base do figo é uma passagem estreita para os polinizadores. As flores são polinizadas devido a uma simbiose com um tipo muito específico de vespa-do-figo. Em troca da polinização os figos fornecem alimento e abrigo para todas as fases de vida da vespa, numa relação simbiótica e complexa. Se a polinização ocorrer serão produzidas sementes.

As plantas masculinas produzem figos não comestíveis, denominados caprifigos. Os figos podem ser verdes, pretos, roxos, amarelos, vermelhos, marrons e esbranquiçados, de acordo com a variedade. Assim como outras árvores do gênero Ficus, a figueira-comum possui raízes agressivas nos exemplares adultos.

bottom of page